tw_01_20170206_microsoft_post_internet-melhor_v2-779x389

Créditos: Microsoft

 

A Microsoft lançou nesta terça-feira, 07/02, o Dia da Internet Segura 2017, uma campanha para promover a cidadania digital no Brasil.

A campanha é baseada no Índice de Cidadania Digital, pesquisa feita em 2016 pela empresa com pessoas de 13 a 17 anos em 14 países da América Latina, examinando as atitudes e percepções das pessoas sobre comportamentos e interações online.

No Brasil, o estudo mostrou, entre outros dados, que 67% dos brasileiros relataram uma consequência após terem sido expostos a um risco online, e que 71% disseram ter sido expostos a pelo menos um risco online no passado.

A ideia da Por Uma Internet Melhor é estimular um comportamento mais adequado e promover atitudes de respeitabilidade entre os usuários de internet.

Os princípios da campanha são:

  • Tratem os outros como gostariam de ser tratadas ao agir com empatia, compaixão e gentileza em cada interação e tratem todos com dignidade e respeito.
  • Respeitem as diferenças e compreendam perspectivas diversas, ajam racionalmente quando desacordos acontecerem e evitem xingamentos e ataques pessoais.
  • Pensem antes de responder sobre assuntos que as pessoas discordem e não publiquem ou enviem nada que possa ofender alguém, prejudique reputações ou ameace a segurança das pessoas.
  • Protejam elas mesmas e os outros ao apoiar aqueles que estão sendo vítimas de abuso ou crueldade online, informando sobre atividades que ameacem a segurança de qualquer um e preservando evidências de comportamento inapropriado ou inseguro.

Veja a pesquisa completa no site da Microsoft