Seis estudantes, entre 15 e 18 anos, de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro,  foram aceitos pela Nasa, a agência espacial americana, na competição de modelos de veículos de transporte em terrenos de outros planetas.

A equipe foi batizada de Space Troopers, e pode ser a primeira brasileira na competição.

Estudantes tentam 'vaquinha' para competir na Nasa

Créditos: NASA/JPL-CALTECH/MSSS

Estudantes tentam 'vaquinha' para competir na Nasa

Em outras competições eles já ganharam inúmeras medalhas, e agora Nathalia Pires, Fellipe Franco, Yago Dutra, Larissa Ferreira, Rafaela Bastos e Alexandre Rodrigues precisam de R$ 40 mil para viajar até a sede da agência, no estado do Alabama, levando o veículo que criaram. Para isso, criaram uma página de financiamento coletivo no site Vakinha com o título “Primeiro grupo brasileiro no Nasa Rover Challenge". A campanha vai até o dia 14/03.

A disputa é um desafio proposto todos os anos pela agência, e a meta é construir um dispositivo movido a força humana capaz de carregar duas pessoas ao longo de um trajeto que simula terrenos extraterrestres.

O desafio de engenharia e design da Nasa foca nos atuais planos de exploração do sistema solar e tem por objetivo encorajar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para futuras missões, tripuladas ou não, a outros planetas.

Veja mais detalhes em OGlobo